quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Hermenêutica Jurídica - Aula 03 - Hermenêutica no mundo antigo - Sofistas

Anotações:

   O discurso Mitológico tinha uma grande característica pela manutenção dos mistérios, é uma forma de fazer a manutenção da força normativa das tradições.

   Existia uma classe de sacerdotes que era encarregada de fazer a interpretação dos mistérios, essa classe - os oráculos - tinham uma importante função na Grécia.

   Ao final das contas, interpretar é criar uma relação de poder. Quando Martin Lutero interpretou o texto na bíblia dos gregos ele criou um novo sentido para a palavra ''trabalho'', criando uma nova série de relações sociais e políticas baseadas na nova concepção do trabalho.

   Depois temos o discurso poético, a famosa fala do aedo (artista que cantava as epopéias, acompanhado por um bardo (sm (lat bardu) 1 Poeta heróico ou lírico entre os celtas e gálios. 2 Trovador).
   Os discursos são para percebemos que um determinado fenômeno pode ser observado por diversos ângulos e produzir significados diferentes.
   Exemplo: pegue o fenômeno dos movimentos sociais, dizemos que um grupo entreviste três filósofos e pergunte a concepção sobre esses movimentos; outro grupo pesquisa com três cientistas sociais, e outro grupo pergunta a três padres para saber o que pensam, outro pergunta a três grandes empresários, outros a três grandes mídias, e perguntam o que cada um desses entrevistados acham dos movimentos sociais. E depois dessa articulação deve-se dizer o significado desse trabalho.

   Analisar a estrutura por trás desses discursos (filósofo, sociólogo, religioso...) e de que modo ele relaciona esses significados.

   A palavra estava comprometida com deus no discurso mítico e comprometida com a verdade no discurso filosófico.

   Os sofistas descobriram meios para seduzir e manipular os que ouvem o discurso. Não tinham compromisso cm a verdade.

   Eles, os sofistas, vão trabalhar com a relativização da linguagem.

   Dialética é um método de contraposição de ideias que busca esclarecimentos. Os sofistas tinham conhecimentos externos à cultura grega.
   Toda vez que se diz que a palavra tem compromisso com isso, isto e aquilo, a palavra vai estar criando relações de poder. A palavra é um instrumento para aquisição da verdade. Os sofistas acrescentaram que a linguagem não tem compromisso prévio com nada. Ela não é de ninguém, é versátil, pode ser utilizada por diversos meios. 
   A questão do 'logos' vem de um instrumento usado que unia varetas, tem essa estrutura: linguagem e pensamento. 
   
   A linguagem é uma estrutura universal, porque se fosse particular nunca existiria interação entre os sujeitos.
   A grande questão para os filósofos é que esse 'logos' está articulado com a verdade, e então é o 'logos' como meio de desvelamento da essência dos objetos.
   Esse é o compromisso do 'logos', o desvelamento da verdade. Desvelamento é esclarecimento.
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  • Referência 
- Jean Grodin - Introdução à hermenêutica filosófica, páginas 23 a 157.
  • Aula 06/08/2013, Hermenêutica Jurídica, Profº Ronaldo Alencar.

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