terça-feira, 20 de agosto de 2013

Questões Direito Civil II - Modalidade de dar coisa certa

1- Q322198 (Prova: CESPE - 2013 - DPE-ES - Defensor Público - Estagiário / Direito Civil / Direito das Obrigações;)
     Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao direito obrigacional.
Assinale a opção em que a assertiva está correta.

a) Marcelo pactuou com Joaquim a entrega de parte de sua produção de soja. Entretanto, antes da escolha, uma inundação na fazenda causou a perda de toda a safra. Nesse caso, o devedor fica desobrigado da entrega, já que não agiu com culpa.

b) José se obrigou, de forma não pactuada, a fazer um conserto na estrutura da casa de Manuel, para conter risco de desabamento. Nessa situação, caso José não cumpra a obrigação, Manuel deve obter autorização judicial para poder providenciar a execução do serviço por um terceiro e obter o direito de ser ressarcido por José.

c) Gervásio se obrigou a entregar a João uma motocicleta no valor de R$ 1. 500,00, ou um tablet, em valor equivalente, ou a quantia de R$ 1. 500,00. No dia da entrega, dirigindo a motocicleta, Gervásio sofreu um acidente, em decorrência do qual houve perda total do veículo e o tablet ficou em pedaços. Nesse caso, comprovando-se que o acidente não tenha sido causado por Gervásio, resolve-se contrato, não sendo mais nada devido a João.

d) Considere que Luana e Lara queiram firmar contrato com Marcelo e Marcos. Nesse caso, para que a obrigação seja solidária, é preciso que o caráter solidário da obrigação esteja previsto no contrato ou na norma.

e) Mara herdou o automóvel que pertencera ao pai e pactuou com Joana a entrega do veículo, não tendo pactuado nada referente ao ar condicionado e ao som automotivo instalados no carro. Nessa situação, Mara fica desobrigada de entregá-los a Joana.

2 - Q317874 ( Prova: MB - 2012 - QT - Primeiro Tenente - Direito / Direito Civil / Direito das Obrigações)
     Assinale a assertiva correta de acordo com as disposições do Código Civil acerca do "Direito das Obrigações".

a) É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento públi­co, ou mediante instrumento particular revestido das solenidades do § 1º do art. 654.

b) A obrigação de dar coisa certa não abrange os acessórios dela não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.

c) Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor exigir o equivalente ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização das perdas e danos.

d) Antes da escolha, poderá o devedor alegar perda ou dete­rioração da coisa, somente se ficar caracterizada a ocorrência de força maior ou caso fortuito.

e) Impossibilitando-se a prestação por culpa de um dos devedores solidários, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente mais perdas e danos.
 
3 - Q269997 ( Prova: COPESE - UFT - 2012 - DPE-TO - Analista em Gestão Especializado - Ciências Jurídicas / Direito Civil / Direito das Obrigações

     Conforme o disposto no Código Civil, sobre o direito das obrigações, assinale a alternativa CORRETA: 

I. Se, na obrigação de dar coisa certa, a coisa se perder, com culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes; se a perda ocorrer sem culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos; 

II. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, mas não poderá exigir aumento no preço por eventuais melhoramentos e acrescidos da coisa; 

III. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertence ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação; 

IV. Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou; 

Assinale a opção CORRETA: 


a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens III e IV estão corretos.
c) Todos os itens estão corretos.
d) Todos os itens estão incorretos.




_______________________________
Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br
Gabarito:1 - d; 2 - a; 3 - d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!