sábado, 16 de novembro de 2013

Questões - Direito Penal II - Medida de segurança

1 - Q60427 ( Prova: VUNESP - 2009 - TJ-SP - Juiz / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

Sobre medida de segurança, assinale a alternativa correta.

  • a) Só pode ser aplicada em sentença condenatória.
  • b) Só pode ser executada depois do cumprimento da pena privativa de liberdade aplicada em decisão condenatória pela prática do mesmo fato.
  • c) Não pode ser executada por prazo superior a trinta anos.
  • d) Fundamenta-se na periculosidade do inimputável que pratica fato típico punível.
  •  
2 - Q102805 ( Prova: EJEF - 2008 - TJ-MG - Juiz / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

No que tange à medida de segurança, é INCORRETO afirmar:

  • a) A medida de segurança difere da pena, dentre outros motivos, por ter prazo indeterminado.
  • b) Mesmo que esteja caracterizada uma excludente de ilicitude é aplicável a medida de segurança.
  • c) Aos semi-imputáveis pode ser aplicada a medida de segurança.
  • d) A periculosidade do agente é presumida no caso dos inimputáveis.

3 - Q242939 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

Quanto às medidas de segurança, é correto afirmar que

  • a) são sujeitas à prescrição, mas não a outras causas de extinção da punibilidade.
  • b) podem ser aplicadas independentemente da prática pelo agente de ilícito punível.
  • c) podem substituir pena imposta ao agente considerado imputável no momento da condenação, se sobrevier doença mental no curso da execução.
  • d) a desinternação será sempre incondicional.
  • e) o juiz, enquanto não superado o prazo mínimo de duração da medida, não poderá ordenar o exame para que se verifique a cessação da periculosidade.

4  - Q35510 ( Prova: MPE-GO - 2009 - MPE-GO - Promotor de Justiça / Direito Penal / Das Penas;  Medidas de Segurança;  )

Leia as afirmativas e após escolha a alternativa correta:

I - Nos crimes apenados com reclusão, cuja pena concreta aplicada for igual a 8 anos, o réu primário poderá, desde o início, cumprir a pena em regime semiaberto.

II - Nos crimes apenados com detenção o regime inicial de cumprimento de pena jamais será o fechado. Nas condenações superiores a 8 (oito) anos de reclusão, o réu sempre iniciará o cumprimento da pena em regime fechado, mesmo sendo primário e de bons antecedentes.

III - O juiz ao aplicar Medida de Segurança ao inimputável, quando o crime for apenado com detenção, poderá deixar de determinar a sua internação, pois previsível em casos tais, o tratamento ambulatorial.

IV - Se a sentença condenar o réu não reincidente a uma pena igual a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumprir a pena em regime aberto.

  • a) Apenas uma afirmativa é verdadeira.
  • b) Apenas duas afirmativas são verdadeiras.
  • c) Apenas três afirmativas são verdadeiras.
  • d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

5 - Q197587 ( Prova: MPE-SP - 2011 - MPE-SP - Promotor de Justiça / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

Com relação às chamadas medidas de segurança, é correto afirmar que:

  • a) a desinternação ou a liberação será sempre de forma condicional, ficando restabelecida a situação anterior se o agente, antes do decurso de um ano, vier a praticar qualquer fato indicativo da persistência de sua periculosidade.
  • b) têm caráter retributivo e preventivo, decorrem do reconhecimento da culpabilidade do agente, podendo ser aplicadas, em certos casos, juntamente com as penas privativas de liberdade.
  • c) são indeterminadas no tempo, não são aplicáveis aos inimputáveis, pressupondo a sua aplicação a prática de um fato típico e antijurídico, reconhecido em sentença condenatória.
  • d) podem ser aplicadas em face de qualquer espécie de crime, punível com reclusão ou detenção, exigindo para sua incidência a existência de uma sentença condenatória que reconheça a existência do crime e a prova da inimputabilidade absoluta do agente.
  • e) são aplicadas por tempo indeterminado, com a especificação do prazo mínimo de sua duração, pelo Juiz na sentença, não sendo permitida a realização do exame de cessação de periculosidade antes do término do prazo mínimo fixado.

6 - Q198439 ( Prova: FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justiça / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

No instituto da medida de segurança

  • a) é vedada a sua conversão sobrevindo no curso do cumprimento de uma pena privativa de liberdade.
  • b) a periculosidade é sempre presumida.
  • c) a sua extinção fica condicionada à ausência de prática, durante um ano, de fato indicativo de persistência da periculosidade.
  • d) é desnecessária a prática de fato típico, antijurídico e culpável para sua imposição.
  • e) é inviável a internação do paciente no tratamento ambulatorial.

7 - Q236690 ( Prova: MPE-MG - 2012 - MPE-MG - Promotor de Justiça / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

     Sobre  a  disciplina  das medidas  de  segurança,  na  parte  geral do Código Penal, analise as seguintes afirmativas e  assinale com as verdadeiras e com F as falsas:

(   ) Tratando-se  de  crime  apenado  com  reclusão,  cometido  com  violência,  uma  vez  comprovada,  pericialmente, a periculosidade do agente, impõe-se  medida  de  segurança  ainda  que  constatado  o  decurso do prazo prescricional.  

(   ) A  desinternação,  ou  a  liberação,  possui  caráter  definitivo,  análogo  ao  cumprimento  da  pena,  devendo  ser  fundamentada  em  laudo  pericial  que  ateste a cessação da periculosidade.  

(   ) Tanto  para  os  inimputáveis  quanto  para  os  semi- imputáveis,  a  internação,  ou  tratamento  ambulatorial,  será  por  tempo  indeterminado,  com  prazo mínimo de 1 (um) a 3 (três) anos, perdurando  enquanto  não  for  averiguada,  mediante  perícia  médica, a cessação de periculosidade.  

(   ) Nos  crimes  apenados  com  reclusão,  praticados  por  inimputável,  a  fixação  de  prazo  mínimo  para  internação,  embora  não  determinada  pela  lei,  está consagrada  na  prática  forense  com  base  nas  circunstâncias  judiciais,  como  forma  de  compatibilizar a disciplina das medidas de segurança  com o princípio da individualização da pena.   

Assinale  a  alternativa  que  apresenta  a  sequência  de  letras CORRETA

  • a) (V) (V) (F) (V) 
  • b) (F) (F) (V) (F) 
  • c) (F) (V) (F) (F) 
  • d) (V) (F) (V) (V) 

8 - Q33680 ( Prova: CESPE - 2008 - DPE-CE - Defensor Público / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

     Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada conforme o disposto no Código Penal acerca das medidas de segurança. 

      Felipe, inimputável em decorrência de doença mental, foi submetido a medida de segurança de internação, pelo prazo mínimo de três anos, devido à prática de crime de estelionato. Após esse prazo, foi realizada perícia médica, em que se constatou a cessação da periculosidade. Em conseqüência disso, após oitiva do Ministério Público e do defensor público, Felipe foi liberado. Nessa condição, a situação anterior poderá ser restabelecida se Felipe, antes do decurso de um ano, praticar fato indicativo de sua periculosidade. 

( ) Certo      ( ) Errado 


9 - Q33681 ( Prova: CESPE - 2008 - DPE-CE - Defensor Público / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

     Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada conforme o disposto no Código Penal acerca das medidas de segurança. 

      José foi denunciado pela prática de lesão corporal de natureza grave. No decorrer do processo, foi instaurado incidente de insanidade mental, cuja conclusão foi no sentido de que o réu, ao tempo do fato, era plenamente incapaz de entender o caráter ilícito de seu ato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, devido à doença mental. Quando da prolação da sentença, constatou-se que, entre a data do recebimento da denúncia e a data da sentença, ocorreu a prescrição com base na pena máxima abstratamente cominada ao crime. Nessa situação, é lícito ao juiz aplicar medida de segurança a José, tendo em vista o caráter curativo, e não repressor, da medida de segurança. 

( ) Certo      ( ) Errado

10 - Q46380 ( Prova: FCC - 2006 - DPE-SP - Defensor Público / Direito Penal / Da Aplicação da Lei Penal;  Medidas de Segurança;  )

É correto afirmar:

  • a) Nos termos do Código Penal, para o semi-imputável o juiz primeiro deve fixar o quantum da pena privativa de liberdade diminuída e depois substituí-la por medida de segurança que, nesse caso, só pode ser de tratamento ambulatorial.
  • b) Nos termos do Código Penal, em qualquer fase do tratamento ambulatorial, poderá o juiz determinar a internação do agente, se essa providência for necessária para fins curativos.
  • c) O Código Penal adotou o sistema vicariante e aos inimputáveis só pode ser imposta medida de segurança de internação, que deve se dar em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado.
  • d) Nos termos da Lei de Execução Penal se, no curso da execução da pena privativa de liberdade, sobrevier doença mental, o juiz poderá determinar a substituição da pena por medida de segurança, que deverá ser cumprida no próprio presídio.
  • e) O Código Penal adotou o sistema do duplo binário e, portanto, em caso de condenação à pena privativa de liberdade e imposição de medida de segurança o agente deve primeiro cumprir a pena e, após, ser transferido para hospital de custódia e tratamento psiquiátrico para cumprir a medida de segurança.

11  - Q254800 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista - Processual / Direito Penal / Das Penas;  Medidas de Segurança;  )

     Em uma área rural, Lucas, reincidente em crime de lesão corporal de natureza grave, apontou uma arma de fogo do tipo pistola de calibre 380, municiada com um cartucho, na direção de Flávia, determinou que ambos caminhassem para o interior de um matagal existente na localidade, e ali ele praticou o crime de estupro na forma consumada. Antes de fugir do local, Lucas ainda revistou a roupa de Flávia e levou seu aparelho de telefone celular, que custava duzentos reais. Flávia conseguiu abrigo em uma residência próxima ao local do fato, onde relatou o ocorrido a Roberta, que ligou para policiais militares do posto mais próximo, os quais conseguiram localizar Lucas e prendê-lo na posse da arma de fogo, mas não localizaram o aparelho de telefone celular. Na delegacia de polícia, constatou-se que a arma de fogo era produto de furto registrado na semana anterior por Rodrigo, detentor do respectivo registro da arma. Lucas foi denunciado pelo MP e, no curso da instrução criminal, comprovou-se que ele, ao tempo do crime, por força de desenvolvimento mental incompleto, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato.

     Considerando o caso hipotético acima, julgue os itens subsequentes.
      Na sentença, o juiz poderá proferir sentença absolutória imprópria e impor a Lucas medida de segurança de internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico pelo prazo mínimo de um a três anos.

  • ( ) Certo      ( ) Errado
12 - Q207803 (Prova: VUNESP -2007- OAB-SP-Exame de Ordem -1 -Primeira Fase/Direito Penal/Medidas de Segurança)
 
Sentença absolutória imprópria constitui a sentença que

  • a) absolveu um autor em detrimento de outro, equivocando-se na fundamentação.
  • b) absolveu o autor quando a medida correta seria a condenação.
  • c) absolveu com fundamento em dispositivo equivocado do CPP.
  • d) estabeleceu ao autor a imposição de uma medida de segurança.

13 - Q36219 ( Prova: FCC - 2002 - SEAD-AP - Agente Penitenciário / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

As medidas de segurança são executadas em face de

  • a) infratores menores de 18 anos de idade.
  • b) condenados a penas alternativas considerados perigosos.
  • c) condenados a penas privativas de liberdade que ameacem fugir do estabelecimento prisional.
  • d) condenados a penas privativas de liberdade que coloquem em risco a segurança da sociedade.
  • e) inimputáveis por razões mentais.

14 - Q5164 ( Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

Sobre o prazo para internação na hipótese de imposição de medida de segurança, considere:

I. Será indeterminado, perdurando até a cessação da periculosidade.
II. Será o mesmo da pena que seria imposta se o réu fosse imputável.
III. Deverá ser de no mínimo de 01 (um) a 03 (três) anos.
IV. Será no máximo o prazo previsto para a pena privativa de liberdade para o crime praticado.
V. Será fixado no máximo o prazo da prescrição em abstrato.

Está correto o que consta APENAS em

  • a) I e III.
  • b) I, II e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) II e V.
  • e) IV e V.

15 - Q1264 ( Prova: FCC - 2007 - TRF-4R - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Penal / Medidas de Segurança;  )

Em tema de medidas de segurança, analise as assertivas abaixo:

I. As medidas de segurança previstas no Código Penal são: Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado; e sujeição a tratamento ambulatorial.

II. A reforma do Código Penal adotou o sistema vicariante ou unitário, no qual as medidas de segurança só podem ser aplicadas isoladamente, e não cumuladas com a pena privativa de liberdade.

III. Mesmo que extinta a punibilidade, deve ser imposta a medida de segurança, devendo, ainda, ser executada a que tiver sido imposta.

IV. A internação ou a medida de segurança será por tempo determinado, e o seu prazo será fixado entre o mínimo e o máximo da pena restritiva de liberdade prevista para o crime.

V. Se o agente for inimputável, mesmo que o crime seja punível com detenção, o juiz aplicará a medida de segurança consistente em internação.

É correto o que consta APENAS em

  • a) IV e V.
  • b) II, IV e V.
  • c) II, III e V.
  • d) I, III e IV.
  • e) I e II.


_________________________________
Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br/  
Gabarito: 1 - d; 2 - b; 3 - c; 4 - d; 5 - a; 6 - c; 7 - b; 8 - C; 9 - E; 10 - b; 11 - E; 12 - d; 13 - e; 14 - a; 15 - e


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!