domingo, 22 de dezembro de 2013

Noções de gestão de pessoas nas organizações - Concurso Departamento Polícia Federal - 2013

1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.

1.1. Conceitos (Chiavenato, 2005, pág. 9)

a) É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho6;

b) É a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevista, seleção e treinamento7;

c) É um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações8;

d) É a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados9;

1.2. Importância [?]

1.3. Relação com os outros sistemas de organização [?]

2. A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.

2.1. Atribuições básicas

a) Planejamento de mão-de-obra;

b) Recrutamento e seleção;

c) Treinamento e Desenvolvimento;

d) Avaliação de desempenho;

e) Remuneração ou compensação;

f) Higiene, saúde e segurança;

g) Administração de pessoal;

h) Funções pós-emprego;

2.2. Objetivos

a) O principal objetivo é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão (Chiavenato, 2008, pág 11)

b) Objetivos organizacionais (Chiavenato, 1999, pág. 5)

  • Sobrevivência

  • Crescimento sustentado

  • Lucratividade

  • Produtividade

  • Qualidade nos produtos/ serviços

  • Redução de custos

  • Participação no Mercado

  • Novos Mercados

  • Novos Clientes

  • Competitividade

  • Imagem no mercado

2.3. Processos de gestão de pessoas (Chiavenato, 1999, pág. 15)

a) agregar – recrutamento e seleção

b) aplicar pessoas – desenhos de cargos e avaliação de desempenho

c) recompensar pessoas – recompensas e remuneração e benefícios e serviços

d) manter pessoas – treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças e programas de comunicações

e) desenvolver – treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças e programas de comunicações

f) monitorar pessoas – sistema de informação gerencial e banco de dados

2.4. Políticas (Chiavenato, Gestão de Pessoas, pág. 14, Rio de Janeiro: Elsevier, )

a) Análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho

b) Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados

c) Orientação e integração de novos funcionários

d) Administração de cargos e salários

e) Incentivos salariais e benefícios sociais

f) Avaliação do desempenho das pessoas

g) Comunicação aos funcionários

h) Treinamento e desenvolvimento das pessoas

i) Desenvolvimento organizacional

j) Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho

k) Relações com empregados e relações sindicais

2.5. Sistemas de informações gerenciais (SIG) (Chiavenato, ANO, pág. 410)

a) É um sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos.

b) Para montagem do SIG, a primeira providência é saber exatamente quais as informações que os gerentes de linha precisam para assumir a responsabilidade de linha de cuidar de seus subordinados. A segunda providência é adaptar o sistema às necessidades dos gerentes de linha. A terceira é verificar quais as informações que devem ser prestadas através de relatórios escritos e quais as que devem ser acessadas nos terminais de computadores.

3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. (Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008)

3.1. Conceito: É o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 223).

3.2. Relações indivíduo/ organização

a) ... processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 223).

3.3. Motivação

a) Existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas.

b) Hierarquia das necessidades de Maslow:

  • Necessidades de auto-realização - Essas necessidades levam cada pessoa a realizar o seu próprio potencial e a se desenvolver continuamente ao longo da vida

  • Necessidade de estima - são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia, isto é, com a auto-avaliação e a auto-estima. Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, de prestígio e de consideração

  • Necessidades sociais - são as necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos colegas, de troca de amizade, de afeto e amor

  • Necessidade de segurança - Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato: a busca de proteção contra a ameaça ou provação, a fuga ao perigo, o desejo de estabilidade, a busca de um mundo ordenado e previsível

  • Necessidades fisiológicas ou biológicas – de alimentação, sono, abrigo, desejo sexual.
 
Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 234

c) Modelo contingencial de Vroom, fatores:

  • Expectativas – objetivos individuais e a força do desejo de atingir

  • Recompensas – relação entre a sua produtividade e o alcance dos objetivos individuais

  • Relação entre expectativas e recompensas - capacidade percebida de influenciar a sua produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas.

d) Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg (dois fatores)

  • Fatores higiênicos, extrínsecos ou ambientais - Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas. Os principais fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional, os regulamentos internos etc. Estão fora do controle das pessoas;

  • Fatores motivacionais, intrínsecos – estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-realização. Estão sob o controle da pessoa.

e) Empowerment

  • É o fortalecimento das pessoas por meio do trabalho em equipe.

  • Providencias: Participação, responsabilidade, liberdade, equipe e auto-avaliação

3.4. Liderança (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág 129)

a) É definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

b) É um tipo de influenciação entre pessoas – está ligada ao conceito de poder e de autoridade

c) A liderança acontece em uma determinada situação - decorrente da distribuição de autoridade de tomar decisões.

d) É realizada pelo processo da comunicação humana – induzir as pessoas a cumprirem suas obrigações

e) Visa à consecução de um ou mais objetivos específicos - O líder surge como um meio para o alcance dos objetivos desejados pelo grupo.

f) Estilos: Autocrática, liberal e democrática:


g) Tipos de liderança: centrada na tarefa e centrada nas pessoas

  • Centrada na tarefa - trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados

  • Centrada nas pessoas - rata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões.

3.5. Desempenho (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 146, Elsevier, 2008)

a) Desempenhar significa cumprir uma tarefa ou obrigação, exercer uma função ou um papel na organização, cumprimento, exercício, atuação, execução.

b) A avaliação de desempenho é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Preocupa-se com a eficiência e com a eficácia, com a qualidade e com a produtividade.

c) A satisfação obtida pelo indivíduo funciona como um reforço positivo para um novo desempenho, enquanto a insatisfação ou frustração funciona como um reforço negativo.

d) Segundo Bergamini (1986) em resumo, poder-se-ia conceituar a avaliação de desempenho como: a avaliação de um subordinado quanto à sua capacidade para o trabalho, tendo em vista suas aptidões e demais características pessoais. (BERGAMINI, Cecília Whitaker. Avaliação de desempenho humano na empresa. 3.ed. São Paulo: Atlas,1986).


________________________________________
  • Referências
- Chiavenato, Gestão de pessoas, pág 11, 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008; 
- Chiavenato, Gestão de pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações, Rio de Janeiro: Campus, 1999; 
- Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008;

Bons estudos!

8 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO!!!
    VOCÊ me ajudou bastante, espero que continue corroborando com os seus amigos virtuais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Regina!

    Estava quase desistindo de estudar para esse concurso, devido a quantidade de matérias, venho lutando para ingressar em um órgão público, graças a você me senti mais seguro disposto para continuar a estudar, quero agradecer e pedir para Deus lhe abençoe sua vida que você consiga tudo que deseja, muito obrigado por ajudar pessoas como eu, pessoas como você e que faz a diferença no nosso Brasil, Parabéns pela sua atitude.. Obrigado do coração.

    Marcos Franco

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Regia Carvalho!
    Este artigo foi de grande proveito.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom! Obrigado! ;-) Regia Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Foi 10 esta me ajudando no meu TCC Parabéns..!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!