1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.
1.1. Conceitos (Chiavenato, 2005, pág. 9)
a) É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho6;
b) É a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevista, seleção e treinamento7;
c) É um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações8;
d) É a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados9;
1.2. Importância [?]
1.3. Relação com os outros sistemas de organização [?]
2. A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais.
2.1. Atribuições básicas
a) Planejamento de mão-de-obra;
b) Recrutamento e seleção;
c) Treinamento e Desenvolvimento;
d) Avaliação de desempenho;
e) Remuneração ou compensação;
f) Higiene, saúde e segurança;
g) Administração de pessoal;
h) Funções pós-emprego;
2.2. Objetivos
a) O principal objetivo é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão (Chiavenato, 2008, pág 11)
b) Objetivos organizacionais (Chiavenato, 1999, pág. 5)
• Sobrevivência
• Crescimento sustentado
• Lucratividade
• Produtividade
• Qualidade nos produtos/ serviços
• Redução de custos
• Participação no Mercado
• Novos Mercados
• Novos Clientes
• Competitividade
• Imagem no mercado
2.3. Processos de gestão de pessoas (Chiavenato, 1999, pág. 15)
a) agregar – recrutamento e seleção
b) aplicar pessoas – desenhos de cargos e avaliação de desempenho
c) recompensar pessoas – recompensas e remuneração e benefícios e serviços
d) manter pessoas – treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças e programas de comunicações
e) desenvolver – treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças e programas de comunicações
f) monitorar pessoas – sistema de informação gerencial e banco de dados
2.4. Políticas (Chiavenato, Gestão de Pessoas, pág. 14, Rio de Janeiro: Elsevier, )
a) Análise e descrição de cargos e modelagem do trabalho
b) Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados
c) Orientação e integração de novos funcionários
d) Administração de cargos e salários
e) Incentivos salariais e benefícios sociais
f) Avaliação do desempenho das pessoas
g) Comunicação aos funcionários
h) Treinamento e desenvolvimento das pessoas
i) Desenvolvimento organizacional
j) Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho
k) Relações com empregados e relações sindicais
2.5. Sistemas de informações gerenciais (SIG) (Chiavenato, ANO, pág. 410)
a) É um sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos.
b) Para montagem do SIG, a primeira providência é saber exatamente quais as informações que os gerentes de linha precisam para assumir a responsabilidade de linha de cuidar de seus subordinados. A segunda providência é adaptar o sistema às necessidades dos gerentes de linha. A terceira é verificar quais as informações que devem ser prestadas através de relatórios escritos e quais as que devem ser acessadas nos terminais de computadores.
3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. (Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008)
3.1. Conceito: É o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 223).
3.2. Relações indivíduo/ organização
a) ... processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 223).
3.3. Motivação
a) Existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas.
b) Hierarquia das necessidades de Maslow:
• Necessidades de auto-realização - Essas necessidades levam cada pessoa a realizar o seu próprio potencial e a se desenvolver continuamente ao longo da vida
• Necessidade de estima - são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia, isto é, com a auto-avaliação e a auto-estima. Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, de prestígio e de consideração
• Necessidades sociais - são as necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos colegas, de troca de amizade, de afeto e amor
• Necessidade de segurança - Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato: a busca de proteção contra a ameaça ou provação, a fuga ao perigo, o desejo de estabilidade, a busca de um mundo ordenado e previsível
• Necessidades fisiológicas ou biológicas – de alimentação, sono, abrigo, desejo sexual.
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Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 234 |
c) Modelo contingencial de Vroom, fatores:
• Expectativas – objetivos individuais e a força do desejo de atingir
• Recompensas – relação entre a sua produtividade e o alcance dos objetivos individuais
• Relação entre expectativas e recompensas - capacidade percebida de influenciar a sua produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas.
d) Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg (dois fatores)
• Fatores higiênicos, extrínsecos ou ambientais - Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas. Os principais fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima organizacional, os regulamentos internos etc. Estão fora do controle das pessoas;
• Fatores motivacionais, intrínsecos – estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-realização. Estão sob o controle da pessoa.
e) Empowerment
• É o fortalecimento das pessoas por meio do trabalho em equipe.
• Providencias: Participação, responsabilidade, liberdade, equipe e auto-avaliação
3.4. Liderança (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág 129)
a) É definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
b) É um tipo de influenciação entre pessoas – está ligada ao conceito de poder e de autoridade
c) A liderança acontece em uma determinada situação - decorrente da distribuição de autoridade de tomar decisões.
d) É realizada pelo processo da comunicação humana – induzir as pessoas a cumprirem suas obrigações
e) Visa à consecução de um ou mais objetivos específicos - O líder surge como um meio para o alcance dos objetivos desejados pelo grupo.
f) Estilos: Autocrática, liberal e democrática:
g) Tipos de liderança: centrada na tarefa e centrada nas pessoas
• Centrada na tarefa - trata-se de um estilo de liderança preocupado estritamente com a execução da tarefa e com os seus resultados
• Centrada nas pessoas - rata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões.
3.5. Desempenho (Chiavenato, Administração Geral e Pública, pág. 146, Elsevier, 2008)
a) Desempenhar significa cumprir uma tarefa ou obrigação, exercer uma função ou um papel na organização, cumprimento, exercício, atuação, execução.
b) A avaliação de desempenho é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Preocupa-se com a eficiência e com a eficácia, com a qualidade e com a produtividade.
c) A satisfação obtida pelo indivíduo funciona como um reforço positivo para um novo desempenho, enquanto a insatisfação ou frustração funciona como um reforço negativo.
d) Segundo Bergamini (1986) em resumo, poder-se-ia conceituar a avaliação de desempenho como: a avaliação de um subordinado quanto à sua capacidade para o trabalho, tendo em vista suas aptidões e demais características pessoais. (BERGAMINI, Cecília Whitaker. Avaliação de desempenho humano na empresa. 3.ed. São Paulo: Atlas,1986).
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- Referências
- Chiavenato, Gestão de pessoas, pág 11, 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008;
- Chiavenato, Gestão de pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações, Rio de Janeiro: Campus, 1999;
- Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008;
Bons estudos!
MUITO OBRIGADO!!!
ResponderExcluirVOCÊ me ajudou bastante, espero que continue corroborando com os seus amigos virtuais.
Beijos
Sinto-me feliz por ter gostado. Torço por sua aprovação.
ExcluirNossa, perfeito, obrigada! bjs
ResponderExcluirBoa tarde, Regina!
ResponderExcluirEstava quase desistindo de estudar para esse concurso, devido a quantidade de matérias, venho lutando para ingressar em um órgão público, graças a você me senti mais seguro disposto para continuar a estudar, quero agradecer e pedir para Deus lhe abençoe sua vida que você consiga tudo que deseja, muito obrigado por ajudar pessoas como eu, pessoas como você e que faz a diferença no nosso Brasil, Parabéns pela sua atitude.. Obrigado do coração.
Marcos Franco
"Mergulha fundo" nos estudos que você consegue!!!
ExcluirMuito obrigado Regia Carvalho!
ResponderExcluirEste artigo foi de grande proveito.
Muito Bom! Obrigado! ;-) Regia Carvalho
ResponderExcluirFoi 10 esta me ajudando no meu TCC Parabéns..!
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