quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Controle de Constitucionalidade



1. Em matéria de controle de constitucionalidade, em conformidade com o sistema constitucional brasileiro vigente, analise: 

I. O controle repressivo, de regra, é feito pelo Poder Judiciário, porque o Poder Legislativo também pode realizá-lo em certas hipóteses. 

II. O controle preventivo é atribuição exclusiva do Parlamento porque é realizado pelas comissões de constituição e justiça. 

III. O controle concentrado é exercido pelo Supremo Tribunal Federal, cuja competência é originária, assim como pelo Senado Federal ao suspender a lei inconstitucional. 

IV. O controle de constitucionalidade repressivo judiciário é misto, ou seja, é exercido tanto da forma concentrada, quanto da forma difusa. 

Nesses casos, se apresentam corretos APENAS 

 a) I e II.

 b) I e IV.
 c) III e IV.
 d) I, II e III.
 e) II, III e IV. 

2. Considera-se mecanismo de controle político preventivo de constitucionalidade
 
 a) a ação direta de inconstitucionalidade.

 b) o veto presidencial a projetos de lei.

 c) a argüição de descumprimento de preceito fundamental.

 d) o recurso extraordinário.

 e) a sustação congressual de ato do Executivo que exorbite dos limites de delegação legislativa.

3. Considere as proposições seguintes, acerca do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos: 

I. A sanção ou o veto do Presidente da República constitui exemplo típico do exercício do controle de constitucionalidade prévio ou político no Brasil. 

II. O controle de constitucionalidade difuso pode ser exercido por qualquer juiz ou órgão do Poder Judiciário. 

III. As decisões em sede de controle concentrado de constitucionalidade produzem efeitos contra todos. 

IV. Leis municipais que contrariam a Constituição Federal não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade perante o STF. 

Assinale a alternativa que apresenta afirmativas CORRETAS.

 a) I, II e III apenas
 b) I e III apenas. 
 c) II e III apenas. 
 d) I, II, III, e IV.

4. No Brasil, o controle preventivo de constitucionalidade é realizado dentro do processo legislativo pelas comissões de constituição e justiça e também pelo veto jurídico deferido ao chefe do Poder Executivo.

 Certo       Errado

5. Acerca do controle de constitucionalidade, julgue os itens seguintes. 

Embora a regra geral do controle de constitucionalidade brasileiro seja o controle judicial repressivo, admite-se o controle político repressivo, por exemplo, quando o Congresso Nacional susta atos normativos do Poder Executivo que exorbitem os limites da delegação legislativa.

 Certo       Errado

6. Considerando, por mera hipótese, que um deputado federal apresentasse projeto de lei ordinária dispondo sobre a organização da Defensoria Pública da União (DPU) e que tal proposição, depois de aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, fosse encaminhada à sanção do presidente da República, julgue os itens que se seguem.

Se considerasse o projeto em apreço inconstitucional, o presidente da República poderia vetá-lo, exercendo, nesse caso, controle preventivo de constitucionalidade.

 Certo       Errado

7. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), é possível questionar, através de mandado de segurança, proposta de emenda constitucional tendente a abolir a separação de poderes. Todavia, a legitimidade para o ajuizamento é exclusiva de parlamentar.

 Certo       Errado

8. A sustação, pelo Poder Legislativo, de atos normativos do presidente da República que exorbitem do poder regulamentar constitui exemplo do controle de constitucionalidade político preventivo.

 Certo       Errado

9. Considerando o direito constitucional brasileiro, bem como o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o controle de constitucionalidade das leis e atos normativos, assinale a alternativa correta.

 a) O controle preventivo pode ser exercido pelos Poderes Legislativo e Judiciário, mas não pelo Poder Executivo.

 b) O controle preventivo exercido, durante o processo de elaboração das espécies normativas, é feito pelos Poderes Legislativo e Executivo, mas não pode ser feito pelo Poder Judiciário.

 c) A Constituição Federal prevê hipótese de controle de constitucionalidade repressivo realizado pelo Poder Legislativo.

 d) Os atos do processo legislativo são imunes à apreciação do controle jurisdicional preventivo.


10. De acordo com as afirmações abaixo sobre o Processo Legislativo no âmbito federal, assinale a alternativa correta.

I – O veto jurídico do Presidente da República, forma de controle prévio de constitucionalidade de lei, será sempre expresso. 

II – O Congresso Nacional também exerce controle prévio de constitucionalidade, a partir das Comissões de Constituição e Justiça presentes nas duas Casas Legislativas, que oferecem pareceres aos projetos de lei em andamento. 


 a) Apenas a afirmativa I está correta.

 b) Nenhuma das afirmativas está correta.

 c) Apenas a afirmativa II está correta.

 d) Ambas as afirmativas estão corretas.


Bons estudos!



_____________________________________
Gabarito
1-B; 2B; 3D; 4-certo; 5-certo; 6-certo; 7-certo; 8-errado; 9-C; 10-D




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!